domingo, 11 de janeiro de 2009

Aprovado retratamento da hepatite c em 72 semanas

A comissão européia de medicamentos acaba de aprovar o retratamento da hepatite C por período de até 72 semanas utilizando o interferon peguilado "Pegasys".

A aprovação beneficia pacientes que não responderam a um tratamento prévio com interferon convencional ou com o peguilado, só ou associado à ribavirina.

Esta aprovação estabelece uma nova referência terapêutica para pacientes não respondedores infectados com o genótipo 1 do vírus, o mais difícil de tratar.

A comissão européia de medicamentos entende que o tratamento deve ser personalizado para cada paciente, assim dependendo do genótipo e do tratamento anterior autoriza um período de tratamento de 72 semanas para os pacientes infectados com o genótipo 1 não respondedores a um tratamento com o interferon peguilado alfa 2-b. Para todos os outros pacientes, infectados com qualquer genótipo, o período de retratamento deve ser de 48 semanas em todos os genótipos.

Nestes casos a comissão européia avalizou os resultados do estudo REPEAT, patrocinado pela ROCHE, pelo qual se demonstrou que os pacientes infectados com o genótipo 1 anteriormente tratados com interferon peguilado alfa 2-b não respondedores e que não retratamento se encontram indetectáveis na semana 12, têm 57% de possibilidades de conseguir a cura se o retratamento é realizado por 72 semanas, um resultado superior em 100% que com um retratamento de somente 48 semanas.

Neste grupo específico de pacientes o alto preditor da resposta na semana 12 deve considerar-se como um fator importante na hora de decidir sobre a necessidade de continuar por 72 semanas ou interromper a terapia caso o vírus se encontre presente. Significa que é possível saber na semana 12 se for provável conseguir a cura. Se positivo não é conveniente continuar.


MEU COMENTÁRIO:

Vemos como é importante a determinação da carga viral na semana 12 do retratamento de pacientes infectados com o genótipo 1, pois se positiva o indicado é interromper o tratamento e, se indetectável, a indicação será continuar até a semana 72. O PCR utilizado neste estudo tem a sensibilidade de 50 UI/ml.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo