domingo, 23 de agosto de 2009

Projeções de marketing nos inibidores de proteases

A empresa "Decision Resources" realizou nos estados Unidos uma pesquisa de opinião para saber a preferência atual que os médicos poderão ter de indicar a seus pacientes a utilização de inibidores de proteases no tratamento da hepatite C.

É necessário destacar que nenhum inibidor de proteases se encontra a venda no mercado. O Telaprevir e o Boceprevir objeto da pesquisa ainda se encontram nas ultimas fases dos ensaios clínicos, motivo pelo qual os dados considerados pelos médicos entrevistados são os apresentados pelas empresas em congressos científicos. Também e necessário observar o pequeno número de profissionais entrevistados, grupo composto por 84 gastroenterologistas, 16 hepatologistas e 20 responsáveis pela compra dos medicamentos em hospitais de grande porte, o que pode estatisticamente não representar a visão geral dos profissionais médicos.

A empresa "Decision Resources" realiza esse tipo de pesquisas oferecendo os dados aos investidores no mercado de ações, sem qualquer objetivo cientifico relacionado a resultados terapêuticos da eficácia dos medicamentos, simplesmente objetiva avaliar o mercado futuro entre os concorrentes.

O resultado mostra que com os dados atualmente disponíveis 50% dos 100 profissionais médicos entrevistados estariam inclinados a receitar o Telaprevir e 30% o Boceprevir. Quando perguntados sobre quais são as diferenças mais significativas entre o Telaprevir e o Boceprevir todos (100%) opinaram que não existem diferenças significativas em relação à resposta terapêutica, mas estimam que pelos dados até agora apresentados provavelmente o Telaprevir poderá apresentar uma duração menor no tempo do tratamento.

Quando perguntado se eles estariam receitando os inibidores de proteases aos pacientes infectados com o genótipo 1 da hepatite C nunca antes tratados, 60% deles afirmaram que essa será sua escolha preferencial.

A mesma pesquisa entrevistou 20 diretores de farmácia responsáveis pelas compras de medicamentos em hospitais de grande porte (nos Estados Unidos, diferentemente dos países onde o governo compra os medicamentos para o sistema público da saúde, cada hospital pode decidir qual medicamento comprar para uso no hospital), 40% responderam que estarão adquirindo somente um dos dois inibidores de proteases e que o preço será o fator determinante na escolha. Não existe nenhuma preferência para qualquer dos produtos por parte dos responsáveis pela compra. Esta informação poderá influir diretamente na liberdade de escolha dos médicos que atendem pacientes nos hospitais, podendo alterar o afirmado na pergunta a eles realizada sobre sua preferência pessoal.

Concluo observando que a guerra do marketing pelo mercado futuro já teve inicio. Não acho em absoluto que isso seja negativo ou prejudicial, pelo contrario, como o Telaprevir e o Boceprevir chegarão ao mercado quase que simultaneamente e como os dois apresentam resultados muito bons, a luta pelo mercado vai incluir o oferecimento de preços menores, o que resulta em medicamentos mais baratos.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo