quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vacina da hepatite C - Apresentados resultados da pesquisa

A empresa sueca "Triped" que pesquisa desde o ano de 2002 uma vacina terapêutica, de nome "ChronVac" para ser utilizada no tratamento da hepatite C acaba de apresentar resultados prévios de mais uma fase das pesquisas.

A vacina "ChronVac" não é destinada para evitar a hepatite C sendo seu objetivo o tratamento de pessoas infectadas, tratando-se de uma vacina terapêutica.

A vacina foi aplicada em 12 pacientes infectados com o genótipo 1 da hepatite C com o objetivo de avaliar a segurança, os efeitos colaterais, a imunigenecidade e o efeito sobre a carga viral.

Diversas dosagens da vacina "ChronVac" foram experimentadas em quatro grupos de três pacientes cada. No grupo de maior dosagem foi conseguida uma redução de 2,4 LOG na carga viral, mas nenhum dos 12 pacientes conseguiu negativar o vírus utilizando a vacina.

Os pesquisadores informam que a intenção e utilizar a vacina em combinação com interferon peguilado e ribavirina, para tentar aumentar a resposta ao tratamento convencional, estudos que deverão ter inicio já em 2010.

A empresa comunica que foi autorizada pela agencia reguladora de medicamento da Suécia para dar início a um ensaio clinico para experimentar uma vacina "ChronVac" de segunda geração, desenhada para ser utilizada em monoterapia, isto é, sem necessidade de interferon e ribavirina.

É sonho de todos que algum dia possa existir uma vacina terapêutica, mas por enquanto todas as pesquisas fracassaram. A vacina "ChronVac" e a única que poderia ter possibilidades de sucesso, mas a chegada ao mercado, se tudo correr sem enfrentar qualquer tipo de problemas será coisa para daqui a uns cinco anos, nunca antes disso.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Release da empresa Triped - http://tripep.se

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo