segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aumentam os casos de câncer de fígado

Pesquisa dos centros de control e prevenção de doenças dos Estados Unidos (CDC) mostram um incremento nos casos de câncer no fígado superior aos 18% num curto período de cinco anos, um aumento de 3,5% a cada ano. O câncer de fígado já é a terceira causa de mortes por câncer no mundo.

No ano de 2001 eram diagnosticados 2,7 casos de câncer de fígado a cada 100.000 pessoas, aumentando para 3,2 casos a cada 100.000 pessoas no ano de 2006. O número deve ser maior, pois somente são incluídos no registro os casos confirmados por biopsia microscópica.

No seu informe o CDC estima que 75% dos casos de câncer de fígado sejam ocasionados pelas hepatites B e C. A estatística serve epidemiologicamente como comparação para o Brasil já que Estados Unidos e Brasil são países demograficamente similares. O número de infectados com hepatite C é praticamente o mesmo nos dois países, já no caso da hepatite B o número de infectados no Brasil e maior.

Os homens apresentaram um risco três vezes maior que as mulheres para desenvolver câncer de fígado (5 versus 1,3 por cada 100.000 pessoas) sendo a idade média do diagnostico de 62 anos para os homens e de 69 anos para as mulheres.

Em ambos os países e estimado que a cada ano morram mais de 10.000 indivíduos por culpa do câncer no fígado, um número alarmante que não para de crescer. As mortes por câncer de fígado ocasionado pelas hepatites B e C podem ser evitadas na maioria dos casos se fossem realizadas amplas campanhas para diagnosticar os infectados.

Utilizando uma projeção dos números da pesquisa do CDC podemos estimar que no mundo aconteçam umas 250.000 mortes por câncer de fígado a cada ano. Se em média 75% delas são ocasionadas por culpa das hepatites B e C, podemos atribuir às hepatites um total aproximado de 190.000 mortes. Como a OMS estima que 1,5 milhão de pessoas morram por culpa das hepatites B e C a cada ano, podemos deduzir que o câncer de fígado representa aproximadamente 13% das mortes nos infectados com as hepatites B e C e 87% das mortes aconteçam por complicações como descompensações causadas pela cirrose ou outras comorbidades diretamente relacionadas ao fígado.

Texto completo em: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5917a3.htm

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR) - Centers for Disease Control and Prevention - Hepatocellular Carcinoma --- United States, 2001-2006 - S O'Connor, JW Ward, M Watson, and others. Hepatocellular carcinoma -- United States, 2001-2006. Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). 59(17): 517-520 - May 7, 2010.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo