quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quais vacinas são necessárias na prevenção das hepatites A, B e C?

Para evitar as hepatites A e B existem vacinas seguras e altamente eficazes

HEPATITE A

A forma mais eficaz de prevenção da hepatite A é vacinar todas as crianças ao completar 12 meses de idade. Alguns países recomendam a aplicação de uma segunda dose de reforço seis meses após a primeira aplicação.

Indivíduos que na infância não foram infectados com a hepatite A e que não foram vacinados e, que viajam ou vivem em áreas onde a Hepatite A é muito freqüente, como o norte do Brasil e países tropicais não desenvolvidos, ou que, eventualmente, consomem água não tratada, devem ser vacinados.

Grupos de alto risco como crianças e adultos que vivem em creches, asilos ou prisões, homo e bissexuais, usuários de drogas, pacientes com doença hepática crônica, portadores de hepatite B, de hepatite C e do HIV/AIDS ou com doenças da coagulação também devem ser vacinados para prevenir a hepatite A.

Também devem ser vacinados contra a hepatite A os homens que fazem sexo com homens, indivíduos que utilizam drogas injetáveis ou inaladas, pessoas que receberam transplantes de órgãos.

A hepatite A em geral é benigna e sem conseqüências em crianças, mas em adultos sem proteção pode ser muito perigosa, podendo levar a morte. Nos países que já instituíram a vacinação de todas as crianças ao completar 12 meses de vida a necessidade de transplantes de fígado por hepatite fulminante praticamente acabou.

Se você tem filhos com mais de 2 anos de idade consulte seu médico sobre a conveniência de vacinar as crianças para evitar a hepatite A.

HEPATITE B

A vacinação para prevenção da hepatite B deve ser realizada em três doses, sendo a segunda após 30 dias da primeira e a terceira aos 180 dias da primeira aplicação.

Devem receber a primeira, das três doses da vacina da hepatite B, todas as crianças ao nascer, nas primeiras 12 horas após o parto.

A vacina da hepatite B também outorga imunidade para evitar a hepatite D.

A vacina da hepatite B já demonstrou ser eficaz para reduzir a mortalidade por causa do câncer de fígado.

Correm maior risco de se infectar com hepatite B os familiares de pessoas infectadas, os parceiros sexuais de infectados, indivíduos que praticam relações sexuais com mais de um parceiro a cada seis meses, indivíduos com comportamento sexual de risco ou com múltiplos parceiros e todas as pessoas que estejam em tratamento de qualquer doença de transmissão sexual.

Indivíduos portadores de hepatite C e de HIV/AIDS devem, obrigatoriamente, aplicar a vacina para prevenir a hepatite B. Todos os usuários de drogas também devem ser vacinados. Transplantados de órgãos, pacientes de hemodiálise, hemofílicos e doenças crônicas devem procurar ser vacinados para evitar a hepatite B.

Se você está pretendendo viajar a regiões de alta endemicidade de hepatite B, como a região amazônica ou países da Ásia é prudente aplicar as três doses da vacina antes da viagem.

HEPATITE C

Não existe vacina para prevenção da hepatite C

OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A vacinação é somente uma parte na prevenção das hepatites, a qual deve incluir a pratica do sexo seguro (sempre use o preservativo) e não devem ser compartilhados objetos que possam ter estado expostos ao sangue, como instrumentos perfuro cortantes, alicates e instrumentos de manicure e pedicure, aparelhos de barbear e escovas de dente.

Se você não pode deixar de usar drogas, não compartilhe seringas, agulhas, canudos de aspiração ou qualquer outro material.

Lembre que os vírus das hepatites B e C sobrevivem por vários dias em um instrumento contaminado.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo