segunda-feira, 28 de março de 2011

Transplante de células tronco consegue sucesso no tratamento do estágio final da doença hepática

O único tratamento atualmente viável para a fase final da doença hepática é o transplante do fígado, mas a cada dia é mais difícil se conseguir a quantidade de órgãos necessários para atender a demanda.

Um estudo realizado no Egito por pesquisadores da Universidade da Califórnia dos Estados Unidos utilizou o transplante de células tronco dos próprios pacientes para avaliar o potencial terapêutico para pacientes com cirrose avançada em fase terminal.

Participaram 48 pacientes em fase terminal, 36 deles com hepatite C e 12 em fase final com hepatite auto-imune. Os pacientes receberam um fator estimulante de colônias de granulócitos (G-CSF) e após uma serie de procedimentos as células tronco CD34+ foram isoladas e ampliadas em células precursoras de hepatócitos, sendo em seguida injetadas em cada paciente através da artéria hepática ou da veia porta.

Todos os pacientes apresentaram uma diminuição significativa na ascite e a maioria apresentou melhoras nos resultados dos exames bioquímicos e clínicos. Somente três pacientes sofreram graves complicações relacionadas ao tratamento, e apenas 20,8% dos 48 pacientes faleceram nos 12 meses seguintes ao tratamento.

Os resultados são animadores, no entanto, o mecanismo pela qual a infusão de células tronco CD34+ melhora a função hepática permanece indefinida.

Estes resultados sugerem que o transplante de células tronco CD34 + do próprio paciente poderá ser um procedimento seguro aparentando oferecer algum benefício terapêutico para pacientes que por culpa da hepatite C ou da hepatite auto-imune se encontram em fase terminal.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte: Autologous Hematopoietic Stem Cell Transplantation in 48 Patients With End-Stage Chronic Liver Diseases - Salama, Hosny; Zekri, Abdel-Rahman; Zern, Mark; Bahnassy, Abeer; Loutfy, Samah; Shalaby, Sameh; Vigen, Cheryl; Burke, Wendy; Mostafa, Mohamed; Medhat, Eman; Alfi, Omar; Huttinger, Elizabeth - Cell Transplantation, Volume 19, Number 11, 2010 , pp. 1475-1486(12)

Carlos Varaldo