domingo, 31 de julho de 2011

Prioridades X Necessidades????

Na saúde é sempre assim; inventam um termo ou jargão e vão passando adiante o acessório e esquecendo o principal: o cidadão. Todos nós cidadãos brasileiros, temos nossos direitos adquiridos na Constituição. Porém nossos direitos se perdem no vazio das Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Câmara Federal e Senado (vazio de boa fé por parte dos nossos representantes eleitos).

O que é mais importante:

Uma sorologia para hiv e marcadores de hepatites virais para a gestante ou para uma pessoa aparentemente saudável que deseja realizar os testes?

Remédio para câncer para uma pessoa com CA ou remédio para hepatite c para um infectado?

Um ortopedista de plantão num hospital para uma pessoa com fratura, ou um oftalmo para o trabalhador com um corpo estranho na vista que pode lhe causar uma cegueira?

Vulnerabilidade, acesso, acolhimento e atores, são palavras bonitas porém inócuas diante da triste realidade que vemos e constatamos. Não é dinheiro que falta, (podemos ver no DNIT) são propósitos e transparência daqueles que foram eleitos por nós para legislar. Enquanto os desvios de dinheiro, corrupção e inoperância da máquina pública persistirem, haverá falta de medicamento, exames e morte; muita morte desnecessária de pequenos brasileiros, índios brasileiros, cidadãos brasileiros e imigrantes.

Enquanto debatemos estes importantes temas em nossos fóruns, as pessoas perdem a identidade nas macas dos hospitais em enfermarias (quando dão sorte), corredores, agonizam no asfalto, em seus lares e sofrem nas frias ruas embaixo das marquises. São tantos os tantos os problemas sociais que 100 páginas não seriam suficientes para elencar, e não há necessidade de nenhuma nova fórmula para resolver que a gente não conheça.



Cláudio Costa

Grupo Amarantes