segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cuidados no tratamento com Boceprevir e Telaprevir em pacientes que tomam antidepressivos, medicamentos para o colesterol e mulheres que fazem uso de

Antes do médico indicar tratamento com Boceprevir ou Telaprevir a avaliação do paciente deve ser cuidadosa, pois existem potenciais interações medicamentosas com antidepressivos, medicamentos para controle do colesterol e com pílulas contraceptivas para evitar a gravidez.

É fundamental que o médico seja informado pelo paciente de todos os medicamentos e suplementos que esteja fazendo uso.

Um número considerável de pacientes infectados com hepatite C sabem apresentar depressão, por tanto, muitos fazem uso de antidepressivos. O antidepressivo mais utilizado é o escitalopram. O Telaprevir provoca uma diminuição nos níveis circulantes de escitalopram, portanto, os sintomas depressivos poderão aumentar e a dosagem do escitalopram deverá ser ajustada pelo psiquiatra conforme os sintomas.

Pacientes que fazem uso de estatinas para controle do colesterol devem tomar cuidados. As concentrações circulantes no organismo de lovastatina e a sinvastatina aumentam consideravelmente quando da utilização do Boceprevir ou do Telaprevir, sendo assim contra-indicadas durante o tratamento com os inibidores de proteases.

O Telaprevir pode provocar um aumento de até oito vezes na concentração da atorvastatina, enquanto que o Boceprevir provoca um aumento menor. Portanto a atorvastatina é contra-indicada no tratamento com Telaprevir e doses reduzidas são recomendadas no tratamento com o Boceprevir.

Já é sabidamente conhecido o perigo que representa engravidar a mulheres quando elas ou seus parceiros se encontrem em tratamento da hepatite C devido à possibilidade de deformações no feto, inclusive a proibição de engravidar deve continuar até seis meses após o final do tratamento. Os inibidores de proteases podem diminuir o efeito dos contraceptivos orais, levando a uma menor eficácia.

Pílulas anticoncepcionais não podem ser aceitas como um método eficaz quando a mulher se encontra em tratamento com Boceprevir ou Telaprevir, devendo sempre se utilizar uma barreira física, isto é, durante todo o tratamento e até os seis meses seguintes ao tratamento da hepatite C o uso do preservativo deveria ser obrigatório.

Fonte:
Agencia de Notícias
das Hepatites