sábado, 21 de dezembro de 2013

Mensagem de final de ano - Vinte anos de hepatite C

Mensagem de final de ano - Vinte anos de hepatite C



O primeiro congresso que teve a hepatite C como principal destaque aconteceu em Veneza, Itália, em 1992, isso somente três anos após a descoberta do vírus e no ano seguinte em que apareceram os primeiros testes de anticorpos para diagnosticar a presença do vírus, os quais começaram a ser utilizados nos bancos de sangue a partir de 1992/1993. 

Naquela época tudo era muito novo. Até então se falava de um vírus da hepatite desconhecido, que não era nem hepatite A nem hepatite B e por isso, casos de hepatites após uma transfusão de sangue eram chamados de hepatite não-A-não-B. 

O evento em Veneza nem sequer poderia ser chamado de congresso, pois era tão escasso o conhecimento da hepatite C e seu vírus que o evento poderia ser considerado um simpósio. 

O tratamento era uma incógnita, pois não existia o teste para determinar o genótipo e a ribavirina passa ser utilizada somente cinco anos depois. Naquela época o único medicamento existente era uma marca de interferon recombinante (convencional) com recomendação de utilizar três aplicações durante seis meses em todos os pacientes e a cura era obtida por entre 7% e no máximo 10% dos pacientes tratados. 

Afortunadamente a hepatite C é a doença causada por vírus que mais avançou nas pesquisas e no tratamento. Em 20 anos de descoberta já dispõe de medicamentos aprovados ou em vias de aprovação, que conseguem curar entre 90% e 95% dos pacientes tratados, em somente 12 semanas de terapia oral, quase sem efeitos colaterais. 

Aquele simples simpósio foi o pontapé inicial onde pesquisadores, médicos e indústria começaram a se reunir em pequenos grupos de discussão para trocar experiências. Passados 20 anos é impressionante ver que o Congresso Americano e o Europeu de Fígado conseguem juntar 12.000 participantes e são apresentados mais de 2.500 trabalhos em cada um deles. 

Em setembro de 2014 estará acontecendo a vigésima edição do congresso de Veneza, uma data que deverá ser celebrada por todos aqueles que de uma ou outra forma participam e colaboram para conseguir medicamentos para vencer a hepatite C. 

Com a chegada dos novos medicamentos orais que serão aprovados nos próximos meses afirmo categoricamente que 2014 será o ano da virada no enfrentamento da hepatite C, por isso desejo a todos um Feliz Natal e certamente um excelente 2014. 

Juntos poderemos vencer a hepatite.


Carlos Varaldo
Grupo Otimismo