terça-feira, 15 de abril de 2014

Estudo liga o consumo de café com redução de Risco do cancer de fígado

Pesquisadores dizem ter descoberto uma outra razão para amar café: Um novo estudo sugere que as pessoas que bebem pelo menos um copo por dia têm um risco menor de câncer de fígado em comparação com aqueles que só bebem ocasionalmente.
O estudo foi apresentado nesta quarta-feira na reunião anual da Associação Americana de Pesquisadores de Câncer em San Diego.
Quando o estudo começou na década de 1990, pesquisadores pediram a cerca de 180.000 adultos de diferentes raças e etnias, informações sobre o seu consumo de café e de outros hábitos de vida. Os participantes do estudo foram monitorados por até 18 anos, e os pesquisadores mantiveram o controle sobre quantos desenvolveram carcinoma hepatocelular, o tipo mais comum de câncer de fígado. Até agora, 498 participantes do estudo foram diagnosticados. As pessoas que disseram que bebiam uma a três xícaras de café por dia tiveram uma redução de 29 por cento do risco de câncer de fígado em comparação com aqueles que bebem seis xícaras ou menos por semana. E mais: As pessoas que regularmente tomavam mais de quatro xícaras de café por dia tiveram o risco reduzido em 42 por cento, de acordo com o estudo.
Para colocar isso em números, um em 81 homens e uma em 196 mulheres vão ter câncer de fígado ao longo de suas vidas, de acordo com a American Cancer Society. A redução do risco de 29 por cento reduz as chances de um em 104 para homens e um em 253 para mulheres. Além do mais, essas reduções se mantiveram mesmo depois que os pesquisadores contabilizaram outros aspectos conhecidos por aumentar o risco de uma pessoa para o câncer de fígado, como idade, obesidade, fumar, beber, sexo e diabetes.
No entanto, o estudo só foi projetado para mostrar associação, não para provar uma relação de causa e efeito. Pode haver algo mais comum para os bebedores de café que também reduz o risco de câncer.
Ainda assim, não é o primeiro estudo a revelar tal ligação. Uma revisão publicada no ano passado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology , que combinaram os resultados de 16 estudos diferentes envolvendo mais de 3.200 pacientes, concluiu que beber mais de três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de câncer de fígado em até 50 cento.
Um especialista elogiou a pesquisa mais recente. "Este é um estudo muito bem feito", disse Susan Gapstur, vice-presidente de epidemiologia para a American Cancer Society. "Isto se soma ao crescente corpo de evidências de que o café pode estar associado a um risco mais baixo para uma série de tipos de câncer." Além de câncer de fígado, estudos já sugeriram que o café pode ser ligado à redução do risco de cânceres de cabeça e pescoço, câncer colorretal, câncer de próstata e bexiga, endométrio, esôfago e pâncreas.
O que os pesquisadores ainda não descobriram é como o café pode prevenir o câncer. "Isso é o que todo mundo quer saber", disse o autor do estudo V. Wendy Setiawan, professor assistente no departamento de medicina preventiva na Norris Comprehensive Cancer Center USC em Los Angeles. Setiawan diz que o café tem cerca de 100 compostos ativos, incluindo antioxidantes, polifenóis e cafeína. Ele também é conhecido por afetar as enzimas hepáticas. "Neste momento, eu não acho que alguém tenha alguma idéia do que motiva esta proteção", disse ele.
FONTES: V. Wendy Setiawan, Ph.D., professor assistente, Departamento de Medicina Preventiva, Centro de Câncer USC Norris Comprehensive, em Los Angeles; Susan Gapstur, Ph.D., vice-presidente de epidemiologia, American Cancer Society, Atlanta; 09 de abril de 2014, apresentação, da Associação Americana para a reunião anual de Pesquisa do Câncer, San DiegoCopyright (c) 2014 HealthDay . 

Arair Azambuja - Presidente da AMAPHET, Filiada ao MBHV