sábado, 21 de março de 2015

Nem tudo são flores

Casos graves e risco de vida de Bradicardia sintomática, bem como um caso de parada cardíaca fatal foi notificada com a coadministração de amiodarona e Harvoni® (ledipasvir e sofosbuvir combinados em dose fixa) ou com Sovaldi® (sofosbuvir) em combinação com outro antiviral de ação direta.
Em 20 de março de 2015 FDA aprovou mudanças nas bulas de Harvoni (combinação ledipasvir / sofosbuvir em fixa dose) e Sovaldi (sofosbuvir) para atualizar as Seções de: Advertências e precauções, Reações adversas, e Interações medicamentosas e informações ao paciente, para inserir informações de casos de bradicardia sintomática pós-comercialização, quando coadministrado com amiodarona.
As alterações específicas da cada bula estão resumidas abaixo.
Harvoni alterações na bula:
5 PRECAUÇÕES
5.1 Grave Bradicardia sintomática quando administrado concomitantemente com amiodarona
Na pós-comercialização casos de bradicardia sintomática, incluindo a parada cardíaca fatal e casos que exijam uma intervenção de marcapasso, foram relatados quando amiodarona foi coadministrado com HARVONI. Bradicardia ocorreu geralmente dentro de horas ou dias, mas os casos têm sido observados por até 2 semanas após o início do tratamento do HCV. Os pacientes também tomam betabloqueadores, ou aqueles com comorbidades cardíacas subjacentes e/ou doença hepática avançada podem estar em risco aumentado de bradicardia sintomática com a administração concomitante de amiodarona. Bradicardia geralmente foi resolvido após a descontinuação do tratamento do HCV. O mecanismo para este efeito é desconhecido.
A administração concomitante de amiodarona com HARVONI não é recomendada. Para os pacientes que tomam amiodarona e não têm outra alternativa, as opções de tratamento viáveis para coadministrar HARVONI são:
• aconselhar os pacientes sobre o risco de grave bradicardia sintomática;
• A monitorização cardíaca com o paciente internado nas primeiras 48 horas de coadministração é recomendada, após a qual o monitoramento ambulatorial ou auto monitoramento da frequência cardíaca deve ocorrer em uma base diária através de pelo menos as primeiras 2 semanas de tratamento.
Os pacientes que tomam HARVONI e precisam começar a terapia com amiodarona devido à falta de outra alternativa, ​​devem ser submetidos a monitorização cardíaca semelhante à descrita acima.
Devido ao longo tempo de meia-vida da amiodarona, pacientes que interromperem o uso da amiodarona antes de iniciar o uso de HARVONI também devem ser submetidos a monitoração cardíaca semelhante descrita acima.
Os pacientes que desenvolvam sinais ou sintomas de bradicardia devem procurar imediatamente o médico.
6 REAÇÕES ADVERSAS
6.2 A experiência pós-comercialização
Como as reações pós-comercialização foram relatadas voluntariamente por uma população de tamanho incerto, nem sempre é possível estimar com segurança a sua frequência ou estabelecer uma relação causal com a exposição à droga. As seguintes reações adversas foram identificadas durante a utilização de HARVONI pós-aprovação.
7 Interações medicamentosas
Adicionado informações sobre amiodarona na Tabela 3, potencialmente significativas interações de droga: Alterações na dose ou regime pode ser recomendado com base em estudos de interação medicamentosa ou interação prevista.

Alterações na bula de Sovaldi:
5 PRECAUÇÕES
5.1 Grave Bradicardia sintomática quando administrado concomitantemente com amiodarona e outro Antiviral de Ação Direta para tratamento do HCV
Na pós-comercialização casos de bradicardia sintomática, e casos que exijam uma intervenção de marcapasso, foram relatados quando amiodarona foi coadministrado com SOVALDI em combinação com um agente (inibidor de NS5A - ledipasvir) ou simeprevir. Uma parada cardíaca fatal foi relatada em um paciente que recebia um esquema contendo sofosbuvir (HARVONI (ledipasvir / sofosbuvir)). Bradicardia ocorreu geralmente dentro de horas ou dias, mas os casos têm sido observados por até 2 semanas após o início do tratamento do HCV. Igualmente, os pacientes que tomam betabloqueadores, ou aqueles com comorbidades cardíacas subjacentes e/ou doença hepática avançada podem ter risco aumentado de bradicardia sintomática com a administração concomitante de amiodarona. A bradicardia geralmente foi resolvida após a descontinuação do tratamento do HCV. O mecanismo para este efeito é desconhecido.
Os pacientes que tomam amiodarona e não têm outra alternativa, as opções de tratamento viáveis para coadministrar HARVONI são:
A administração concomitante de amiodarona com SOVALDI em combinação com outro antiviral de ação direta (DAA) não é recomendada. Para os pacientes que tomam amiodarona e não têm outra alternativa, as opções de tratamento viáveis para coadministrar SOVALDI e outro DAA são:
• aconselhar os pacientes sobre o risco de grave bradicardia sintomática;
• A monitorização cardíaca com o paciente internado, nas primeiras 48 horas de coadministração é recomendada, após a qual o monitoramento ambulatorial ou auto monitoramento da frequência cardíaca deve ocorrer em uma base diária através de pelo menos as primeiras 2 semanas de tratamento.
Os pacientes que tomam SOVALDI em combinação com outro DAA e precisam começar a terapia com amiodarona devido à falta de outra alternativa, ​​devem ser submetidos a monitorização cardíaca semelhante à descrita acima.
Devido ao longo tempo de meia-vida da amiodarona, pacientes que interromperem o uso da amiodarona imediatamente antes de se iniciar o uso de SOVALDI em combinação com um DAA também devem ser submetidos a monitoração cardíaca semelhante descrita acima.
Os pacientes que desenvolvam sinais ou sintomas de bradicardia devem procurar imediatamente o médico. Os sintomas podem incluir quase desmaio ou desmaios, tonturas ou vertigens, mal-estar, fraqueza, cansaço excessivo, falta de ar, dores no peito, confusão ou problemas de memória [Veja as reações adversas (6.2), interações de droga (7,2)].
6 REAÇÕES ADVERSAS
6.2 A experiência pós-comercialização
As seguintes reações adversas foram identificadas durante a utilização de SOVALDI pós-aprovação. Como as reações pós-comercialização foram relatadas voluntariamente por uma população de tamanho incerto, nem sempre é possível estimar com segurança a sua frequência ou estabelecer uma relação causal com a exposição à droga.
Cardiopatias
Grave bradicardia sintomática tem sido relatada em pacientes tomando amiodarona que iniciam o tratamento com SOVALDI em combinação com outro antiviral de ação direta para o HCV [Ver Advertências e Precauções (5.1), interações de droga (7,2)].
7 Interações medicamentosas
Adicionado informações sobre amiodarona na Tabela 5, potencialmente significativas interações de droga: Alterações na dose ou regime pode ser recomendado com base em estudos de interação medicamentosa ou interação prevista.
Fonte: FDA
Richard Klein
Escritório de problemas de saúde especiais
Food and Drug Administration
Kimberly Struble
Divisão de medicamentos antivirais
Food and Drug Administration
Steve Morin
Escritório de problemas de saúde especiais
Food and Drug Administration Consulte carta da Gilead endereçada aos provedores de Cuidados em Saúde
Arair Azambuja – Presidente da AMAPHET, filiada ao MBHV