segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Roche inicia a fase 2 da pesquisa com o inibidor de polimerase

Muito se fala nos inibidores de proteases Telaprevir e Boceprevir para o tratamento da hepatite C, mas estudos avançados, já iniciando a fase 2 de um inibidor de polimerase, acabam de ter inicio em aproximadamente 300 pacientes de 45 centros médicos de diversos países.

Os 300 pacientes infectados com o genótipo 1 da hepatite C nunca antes tratados estarão recebendo até 24 semanas de interferon peguilado (Pegasys), ribavirina e o inibidor de polimerase RG7227/ITMN-191 para determinar a segurança e efetividade deste produto em combinação com o tratamento tradicional.

A pesquisa está sendo realizada pela Roche conjuntamente com a InterMune, empresa que está desenvolvendo o inibidor de polimerase. A pesquisa e randomisada e duplo-cego. O custo da fase 2 da pesquisa está estimado em 20 milhões de dólares.

Está tentativa representa um importante passo no desenvolvimento de medicamentos orais que quando utilizados conjuntamente com o interferon peguilado venham contribuir para aumentar a resposta terapêutica e possivelmente encurtar o tempo de tratamento. Os resultados preliminares da resposta virologica rápida deverão ser anunciados já no primeiro trimestre de 2010.

A expectativa dos pesquisadores e que nos próximos anos o tratamento da hepatite C será realizado com um coquetel de medicamentos, de forma especifica para cada paciente, combinando o interferon peguilado, substitutos análogos da ribavirina e diversos inibidores de replicação viral, de diferentes setores do vírus, permitindo dessa forma que os pacientes possam ter altas possibilidades de cura.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo