quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alarmantes números sobre a mortalidade nos infectados com hepatite C

Foram incluídos no estudo 18.541 pacientes sem hepatite C (Anti-HCV negativo) e 1.095 pacientes com hepatite C (Anti-HCV positivo) atendidos em hospitais de Taiwan nos anos de 1991 e 1992. Para se saber exatamente o índice de mortalidade pela hepatite C não foram incluídos indivíduos infectados com hepatite B em nenhum dos dois grupos.

Todas as mortes acontecidas desde 1991 até o final de 2007 foram pesquisadas na sua causa pelos códigos CID dos certificados de óbito.

O desenho do estudo e os dados coletados permitiram aos pesquisadores calcular o risco de mortes relacionadas ao fígado para cada 100.000 pessoas a cada ano.

Os resultados são os seguintes:

Por toda e qualquer causa relacionada a doenças no fígado, de cada 100.000 indivíduos, morrem 1.457 a cada ano se encontram infectadas com hepatite C, contra somente 679 pessoas a cada ano se não estão infectadas pela hepatite C.

As mortes por câncer no fígado a cada 100.000 indivíduos, matam 335 pessoas a cada ano se infectadas com hepatite C, contra somente 17 pessoas a cada ano se não estão infectadas pela hepatite C.

As mortes relacionadas à hepatite C crônica ou por culpa da cirrose em cada 100.000 indivíduos matam 87 pessoas a cada ano se infectadas com hepatite C, contra somente 18 pessoas a cada ano se não estão infectadas pela hepatite C.

Concluem os autores que a mortalidade dos infectados com hepatite C poderia ser reduzida se os infectados fossem diagnosticados e tratados adequadamente.

MEUS COMENTÁRIOS:

Ao se calcular os cocientes de risco de morte associados à hepatite C ajustando os dados por sexo e idade a probabilidade de aumento do risco de morte nos deparamos com resultados alarmantes.

A possibilidade de morte por toda e qualquer causa relacionada a doenças do fígado de um infectado com hepatite C se não for diagnosticado e receber tratamento adequado e 114% superior ao de uma pessoa não infectada, o que significa que um infectado com hepatite C tem o dobro de possibilidades de morte que uma pessoa sem hepatite C. A cada ano morrem 1,45% dos infectados com hepatite C não tratados e somente 0,68% das pessoas sem hepatite C.

Ao se considerar a possibilidade de morte por causa do câncer no fígado, o infectado com hepatite C se não for diagnosticado e receber tratamento e 1.800% superior ao de uma pessoa não infectada, o que significa que um infectado com hepatite C tem dezoito vezes mais possibilidades de desenvolver câncer no fígado que uma pessoa sem hepatite C.

Já a possibilidade de mortes relacionadas à hepatite C crônica ou por culpa da cirrose, o infectado com hepatite C se não for diagnosticado e receber tratamento e 460% superior ao de uma pessoa não infectada, o que significa que um infectado com hepatite C tem quatro vezes mais possibilidades de morte que uma pessoa sem hepatite C.

Os números estatísticos são incontestáveis por qualquer autoridade que alegue ser a hepatite C uma doença de menor importância, de pouca significância na população. Fica então a pergunta: Até quando os governos estarão censurando informações sobre o real tamanho da epidemia e deixando de diagnosticar todos os infectados?

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
EASL 2010 - Abstract: 1050 - Journal of Hepatology, Supplement No 1, Volume 52, 2010, Page S406 - HEPATITIS C VIRUS INFECTION AND MORTALITY FROM LIVER RELATED DISEASE - M.-H. Lee, H.-I. Yang, C.-L. Jen, S.-L. You, C.-J. Chen, R.E.V.E.A.L-HCV Study Group - National Taiwan University, Genomics Research Center, Academia Sinica, Taipei, Taiwan R.O.C

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo