domingo, 16 de maio de 2010

Quando chegar o Telaprevir a maioria dos infectados com o genótipo 1 será tratado em somente 24 semanas

Um estudo apresentado durante o EASL 2010 realizado com 161 pacientes em diferentes centros médicos europeus resulta em uma agradável noticia para os infectados com o genótipo 1 da hepatite C, ao comprovar que 68% dos tratamentos poderão ser realizados em 24 semanas de terapia e uma possibilidade de cura superior aos 80% no total de tratados.

Parece mentira que para uma doença descoberta faz somente 20 anos a ciência tenha uma resposta para seu tratamento, não somente por conseguir curar 10% dos pacientes na década passada, mais por ter conseguido chegar atualmente a curar aproximadamente a metade e, que chegarão a percentuais de cura entre 80 e 90% de cura já em 2011.

O Telaprevir, um inibidor da protease, surpreende a cada dia e a cada nova divulgação dos ensaios clínicos. O estudo "C208" experimentou o Telaprevir em pacientes infectados com o genótipo 1 da hepatite C que nunca tinham recebido qualquer tratamento, sendo utilizado nas primeiras 12 semanas do tratamento junto com o interferon peguilado e a ribavirina, seguindo depois o tratamento só com o interferon peguilado e a ribavirina até completar 24 ou 48 semanas.

Os pacientes incluídos no ensaio podem ser considerados como difíceis de tratar já que 80% apresentavam alta carga viral (acima de 800.000 UI/ml) e 20% apresentam cirrose ou fibroses avançada.

Os pacientes foram divididos em 4 grupos de tratamento e nas primeiras 12 semanas dois dos grupos receberam o Telaprevir em dose de 750 mg três vezes ao dia (a cada 8 horas) e outros dois grupos receberam o Telaprevir em dose de 1.125 mg duas vezes ao dia (a cada 12 horas). Os quatro grupos receberam interferon peguilado, sendo que cada um dos grupos com dose de 8 ou 12 horas do Telaprevir recebeu o interferon peguilado Pegasys ou o PegIntron, para assim poder comparar os resultados. Todos receberam ribavirina conforme o peso do paciente.

Os pacientes na semana 4 do tratamento se encontravam indetectáveis (menos de 25 UI/ml) e assim permaneciam até a semana 20, deixaram o tratamento com 24 semanas de terapia, enquanto que aqueles que não cumpriam com estes critérios permaneceram recebendo interferon peguilado e ribavirina até completar as 48 semanas.

Os resultados são os seguintes:

- Somente 18% dos pacientes requereram tratamento por 48 semanas. A cura neste grupo foi de 79% dos pacientes.

- 68% apresentaram resposta rápida, encontrando-se indetectáveis na semana 4 e assim permanecendo até a semana 20 do tratamento, sendo tratados em 24 semanas. A cura neste grupo foi de 96% dos pacientes

- 14% interromperam o tratamento antes da semana 24, devido à falta de resposta virológica, pelos efeitos adversos em especial erupção cutânea e coceira, ou por outras razões.

Ao comparar o efeito do Telaprevir com os dois interferons peguilados os resultados foram similares entre eles:

- Os pacientes infectados com o genótipo 1 que recebiam Telaprevir a cada 8 horas e tratados com o Pegasys obtiveram um percentual de cura de 85%.

- Os pacientes infectados com o genótipo 1 que recebiam Telaprevir a cada 8 horas e tratados com o PegIntron obtiveram um percentual de cura de 81%.

- Os pacientes infectados com o genótipo 1 que recebiam Telaprevir a cada 12 horas e tratados com o Pegasys obtiveram um percentual de cura de 83%.

- Os pacientes infectados com o genótipo 1 que recebiam Telaprevir a cada 12 horas e tratados com o PegIntron obtiveram um percentual de cura de 82%.

MEU COMENTÁRIO:

É fantástico saber que brevemente 7 de cada 10 infectados com o genótipo 1 poderão ser tratados em 24 semanas. Isto resulta em menos sofrimento para os pacientes como, também, uma redução fantástica no custo do tratamento (ainda não se conhece o preço do Telaprevir, mais certamente será bem menos que 24 semanas de tratamento).

Também é muito importante destacar que os que consigam estar indetectáveis na semana 4 e assim se mantiverem até a semana 20 do tratamento, terão uma possibilidade de cura entre 93 e 100% e que somente um pequeno número de pacientes deverá continuar o tratamento até a semana 48.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
EASL 2010 - Abstract 56 - X Forns, P Marcellin, P Ferenci, and others. On-treatment response-guided therapy with telaprevir q8h or q12h combined with peginterferon alfa-2a or peginterferon alfa-2b and ribavirin in treatment-naive genotype 1 hepatitis C (Study C208).
Liver Unit, University of Barcelona, Barcelona, Spain; Hôpital Beaujon, Clichy, France; Department of Internal Medicine, Medical University of Vienna, Vienna, Austria; Klinikum der Universität zu Köln, Cologne, Germany; Department of Hepatology, University Hospital Gasthuisberg, Leuven, Belgium; Clinic of Infectious and Tropical Diseases, University of Brescia, Brescia, Italy; Radboud University Nijmegen Medical Center, Nijmegen; Netherlands; Hôpital St Antoine, Paris, France; Tibotec BVBA, Mechelen, Belgium; Tibotec Inc, Yardley, PA.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo