quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Medicamento para reverter à fibrose

A empresa "FibroGen" informou que deu inicio a fase 2 do ensaio clínico para avaliar a eficácia do medicamento FG-3019, um anticorpo monoclonal humano com o propósito de atuar contra o fator de crescimento do tecido conectivo (connective tissue growth factor - CTGF).

O estudo, com duração de dois anos está sendo realizado em Hong Kong, inclui 144 pacientes infectados com hepatite B que apresentam fibrose moderada ou grave, que nunca receberam qualquer tipo de tratamento antiviral. Todos os pacientes serão tratados com Entecavir, sendo que dois terços deles receberão também o FG-3019 e um terço receberão o Entecavir e um placebo.

O Entecavir já demonstrou que consegue reduzir o grau de fibrose nos infectados pela hepatite B. Após 48 semanas de tratamento entre 35 e 40% dos pacientes tratados com Entecavir conseguem reduzir a fibrose em 1 ponto, quando avaliada pela escala de Ishak, fato que foi uma descoberta importantíssima, pois não se esperava que um medicamento antiviral também apresentasse tal benefício no tratamento da hepatite B.

Os autores do estudo com o FG-3019 pretendem estudar a possibilidade de aumentar a regeneração do fígado, aumentando a velocidade de regeneração das células hepáticas durante o tratamento com o Entecavir. Acreditam que ao inibir a ação do fator de crescimento do tecido conectivo (connective tissue growth factor - CTGF) a regeneração do fígado será acelerada e poderá beneficiar todos os pacientes em tratamento da hepatite B, em especial nos pacientes que apresentam fibrose avançada ou cirrose.

Entendendo o CTGF:

O fator de crescimento do tecido conectivo (connective tissue growth factor - CTGF) é encontrado em níveis reduzidos em pessoas adultas sadias, porém níveis elevados do CTGF são encontrados em indivíduos que apresentam fibrose ocasionada por qualquer doença que esteja atacando o fígado. Os níveis elevados do CTGF são encontrados no tecido hepático e no sangue dos pacientes com fibrose hepática crônica.

Estudos clínicos já demonstraram que ao bloquear geneticamente o CTGF é possível prevenir e reduzir a fibrose hepática. O-3019 conseguiu reduzir o processo de fibrose pulmonar induzida por radiação.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Press release of FibroGen, Inc. - San Francisco, CA - October 14, 2010 - www.fibrogen.com

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo