sábado, 23 de abril de 2011

Hepatites - Uma doença na qual ainda falta muito a ser descoberto

Definição da palavra hepatite e suas causas

A palavra hepatite serve para designar qualquer problema que por qualquer causa esteja inflamando o fígado. Em Grego antigo Hepat (da palavra Hepar) significa fígado e o final itis (em inglês) significa inflamação.

O fígado pode apresentar hepatites por inflamação causada por inúmeros agentes, desde a agressão pelas bebidas alcoólicas, medicamentos, alimentos, vapores tóxicos, atacado pelo próprio organismo (hepatite auto-imune) por vírus variados, como a malaria, o herpes, o chagas, o dengue e muitos outros, mas todas essas formas que causam hepatites não são transmissíveis de uma pessoa para outra, isto é, não existe perigo de contagio.

Já as hepatites que podem ser transmitidas entre as pessoas são identificadas por uma letra. A primeira identificada levou a letra "A" e passou ser conhecida como "hepatite A", depois foi descoberta uma segunda a qual passou a ser chamada de "hepatite B" e assim, à medida que cada novo vírus da hepatite que podem ser transmitidas de pessoa a pessoa a ser descoberta vai ganhando uma nova letra do alfabeto. Já temos então os vírus das hepatites A, B, C, D, E, F e G. Mas ainda existem outros vírus que ainda não foram identificados e que por isso em alguns países são chamados de "hepatites X" e em outros de "hepatites criptogenicas".

Diversas podem ser as causas dessas hepatites criptogenicas, as quais podem ser vírus desconhecidos, doenças metabólicas ou hepatite auto-imune de apresentação atípica, mas por enquanto tudo permanece ainda um mistério.

Mas a maioria dos graves problemas no fígado é causada pelas hepatites B e C, sendo pelo número de infectados considerado como a maior epidemia da historia da humanidade. 1 de cada 12 pessoas do mundo está infectada cronicamente com as hepatites B ou C. A maioria absurdamente ainda não sabe que está doente com um grave problema de saúde..

O que é o fígado e o que ele faz

O fígado é uma glândula que pesa aproximadamente 1,4 kg., de cor marrom avermelhado que se encontra debaixo do diafragma, a direita da região torácica do abdome, sendo o maior órgão interno do corpo humano (o órgão maior é a pele) e se divide em quatro lóbulos de tamanhos diferentes.

O sangue passa pelo fígado pela artéria hepática e pela veia porta. A veia porta leva o sangue que contêm os alimentos digeridos no intestino delgado e a artéria hepatica leva o sangue rico em oxigênio desde a aorta.

O fígado é chamado da fabrica do corpo humano devido a centenas de funções que realiza. Tem a função de desintoxicar o organismo das sustâncias nocivas, guarda as vitaminas A, D, K e B12 alem dos minerais, sintetiza as proteínas, produz a bílis necessária para a digestão, mantém os níveis de glicose no sangue, produz 80% do colesterol necessário para permanecermos vivos, decompõe os glóbulos vermelhos, produz as hormonas, produz a uréia, os fatores anti-histamínicos e muitas outras funções.

Carlos Varaldo