sexta-feira, 9 de março de 2012

Dr Drauzio Varela comentando Hepatite Virais

Hepatites

1.
Hepatite no atendimento público
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, fala sobre as dificuldades no longo caminho que os portadores de hepatite B ou C têm de percorrer no sistema público de Saúde.
2.
Papel do médico no controle das hepatites
Segundo o Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, os médicos muitas vezes deixam de pedir o exame para detectar a doença.
3.

Auto-medicação em casos de hepatite

Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, alerta sobre os riscos de fitoterápicos e medicamentos que prometem proteger o fígado.
4.
Programas para Aids e hepatites
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, diz que vê vantagem em manter a hepatite sob coordenação do mesmo setor do Ministério que trata dos programas direcionados à Aids.
5.
Hepatite A e saneamento básico
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, explica que número de casos caiu conforme o desenvolvimento da estrutura de saneamento no País, mas incidência ainda é alta entre profissionais de Saúde.
6.
Vacina contra hepatite B
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, fala sobre alternativas para resolver o problema de muitas pessoas não tomarem as três doses da vacina, necessárias para garantir a imunização.
7.
Hepatite B de mãe para filho
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, diz por que acha que o Brasil deve conseguir acabar com a transmissão vertical da doença.
8.
Hepatite B também é DST
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, comenta a falta de interesse pela hepatite B quando se fala de doenças sexualmente transmissíveis.
9.
Panorama da hepatite C no Brasil
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, explica por que a doença se espalhou em grandes centros urbanos.
10.
Vias de transmissão da hepatite C
Maior parte dos contágios no Brasil se deu por contato com seringas contaminadas.
11.
Tratamento da hepatite C
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, fala sobre os principais medicamentos indicados.
12.
Hepatite Delta
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, fala sobre um tipo de hepatite menos conhecido, presente na Amazônia e que só infecta portadores de hepatite B.
13.
Hepatites e Transplantes
Hepatites virais são responsáveis por mais de 50% das indicações de trnasplante no Brasil
14.
Transplante não é solução
Dr. Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, fala sobre a demanda por órgãos gerada pelos casos não tratados de hepatites B e C.
15.
Transplante de fígado