quinta-feira, 8 de março de 2012

Preocupante! - Casos de câncer de fígado dobram em 10 anos

Enquanto diminuem os casos de câncer de pulmão, mama e próstata aumentam os casos de câncer de fígado, rim, pâncreas e tiroides.

A pesquisa, publicada em "A Cancer Journal for Clinician" analisou as mortes causadas por câncer nos Estados Unidos entre os anos de 1999 e 2008 encontrando que em 1998 eram registradas 2,3 mortes a cada 1000.000 habitantes, passando para 1,2 mortes a cada 100.000 habitantes em 2008. A redução das mortes por câncer se deve a redução em 40% das mortes por câncer de pulmão e 34% das mortes por câncer de mama.

Mas o mesmo estudo alerta para o aumento alarmante do número de mortes causadas por outros canceres.

A hepatite C foi identificada como a causa principal de câncer no fígado, em especial nas pessoas com idade entre 55 e 64 anos, consequência do envelhecimento de pessoas infectadas nas décadas de 70 e 80 e que agora estão chegando, pela progressão natural da doença ao momento em que o risco de câncer se manifesta.

Outras causas de câncer de fígado nos Estados Unidos são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (em diminuição no número de casos) e a obesidade, onde os casos de câncer estão aumentando.

As taxas de sobrevivência após o diagnostico do câncer de fígado estão aumentando. Entre 1992 e 1995 eram de 12,5% após cinco anos do diagnostico, passando para uma sobrevivência de 26,9% quando o câncer foi diagnosticado entre 2000 e 2007. A tendência para uma maior sobrevivência após o diagnostico pode ser atribuída ao impacto da vigilância entre os grupos de alto risco e a melhores resultados associados com o transplante de fígado e a ressecção precoce dos tumores quando o diagnostico acontece nas fases iniciais do câncer.

A hepatite B é altamente cancerígena, mas campanhas de vacinação estão logrando diminuir o número de novos infectados com o qual devem diminuir os problemas, um panorama alentador. Além disso, atualmente existem medicamentos que conseguem controlar efetivamente a hepatite B reduzindo a possibilidade de evoluir para o câncer.

Para diminuir a possibilidade de desenvolver câncer campanhas para evitar o uso de bebidas alcoólicas, o fumo e manter um corpo saudável, dentro do peso e, praticando atividades físicas deveriam ser implementadas entre os indivíduos diagnosticados com as hepatites B e C.

Pessoas com alto risco de desenvolver câncer, como os indivíduos com cirrose ou elevada fibrose causada pelas hepatites B e C deveriam ser rastreados a cada seis meses através de ultra-som, embora a eficácia desse exame não seja 100% segura.

MEUS COMENTÁRIOS

O aumento do número de câncer entre os infectados com hepatite é consequência direta da falta de políticas de detecção.

Se nos Estados Unidos, onde aproximadamente a metade dos infectados já foi diagnosticado, onde mais de oitocentos mil infectados com hepatite C já receberam tratamento (de um total de 3,5 milhões de infectados) imaginemos o que pode estar acontecendo em países onde mais de 90% dos infectados ainda não foram diagnosticados e não sabem que estão evoluindo para a cirrose, o câncer e a morte, imaginem quais serão as verdadeiras taxas de mortes causadas pelo câncer de fígado em tais países.

Os que vivemos o dia a dia sabemos muito bem que quando alguém morre de cirrose ou câncer de fígado não se faz uma autópsia completa e, no atestado de óbito em geral é colocado que morreu por infecção generalizada, ou tristemente colocam que foi por cirrose alcoólica. Até colocam isso em pessoas que nunca colocaram um copo na boca, mas por ser o mais fácil e perante a falta crônica de recursos nos hospitais públicos é assim mesmo que sucede, maquiando as estatísticas.

Ou todos os países responsáveis com a saúde da população, Brasil inclusive, iniciam uma campanha agressiva de diagnósticos para as hepatites B e C, ou o custo social será trágico. Um a cada quatro infectados com as hepatites B e C se não diagnosticado morre em média aos 56 anos de idade. A perda é de 17 anos de vida.

A revista "A Cancer Journal for Clinicians" abriu o artigo completo, podendo ser encontrado em:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.3322/caac.20141/full

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:

Cancers with increasing incidence trends in the United States: 1999 through 2008 - Edgar P. Simard, Elizabeth M. Ward, Rebecca Siegel, Ahmedin Jemal - Article first published online: 4 JAN 2012 - A Cancer Journal for Clinicians (2012); doi: 10.3322/caac.20141

Agencia de Noticias

das Hepatites