terça-feira, 28 de janeiro de 2014

HepatiteC:Bristol-Myers xGilead


22 de janeiro de 2014 por: Pedro Geschek

A relutância da Gilead para casar sua droga Sovaldi com Daclatasvir da Bristol-Myers Squibb forçou Bristol a tomar outras medidas.
Bristol submeteu à União Europeia – UE, a aprovação de Daclatasvir, um inibidor do complexo NS5A em desenvolvimento, para o tratamento de adultos com hepatite C crônica, com doença hepática compensada, incluindo os genótipos 1, 2, 3, e 4. O pedido visa a aprovação de Daclatasvir para uso em combinação com outros agentes, incluindo Sovaldi .
A UE aceitou o pedido de revisão regulamentar acelerada. A Hepatite C representa uma alta necessidade não satisfeita, na Europa, onde cerca de 9 milhões de pessoas estão vivendo com hepatite C.
A submissão à UE segue uma apresentação no Japão buscando aprovação para o tratamento de pacientes infectados com o genótipo 1b (Daclatasvir + Assunaprevir).
O divórcio antes do casamento
Um artigo na edição de janeiro do New England Journal of Medicine apresenta grandes resultados do ensaio (fase II) combinado de Sovaldi e Daclatasvir. Inicialmente, 44 pacientes virgens de tratamento com genótipo 1, 2 e 3 foram testados com Daclatasvir 60 mg, uma vez ao dia, mais Sovaldi 400 mg, uma vez por dia , com ou sem ribavirina, durante 24 semanas. Mais tarde, o estudo foi ampliado para incluir 123 pacientes adicionais com infecção pelo genótipo 1. 82 eram pacientes virgens de tratamento e 41 tinham sido previamente tratados com Telaprevir ou Boceprevir mais peginterferon alfa e ribavirina. No total, 211 pacientes foram tratados. Entre os pacientes com infecção do genótipo 1, 98 por cento dos 126 pacientes não tratados previamente e 41 pacientes previamente tratados, tiveram uma resposta virológica sustentada na semana 12.
Com infecção pelo genótipo 2, 92 por cento dos 26 pacientes e com genótipo 3, 89 por cento dos 18 pacientes tiveram uma resposta virológica sustentada na semana 12.
98 e 100 por cento de resposta virológica sustentada foi observada entre os pacientes com os subtipos 1a e 1b do VHC e 93 e 98 por cento com CC e não- CC genótipos.
Os eventos adversos mais comuns foram a fadiga , dor de cabeça e náuseas.
Apesar do sucesso, as empresas não têm sido capazes de chegar a um acordo sobre testes adicionais da combinação.

Ensaios da Bristol
Não obtendo qualquer cooperação da Gilead, em janeiro de 2014, Bristol iniciou 3 Estudos de Fase 3 por conta própria, testando Daclatasvir e Sovaldi com uma submissão Europeia em mente. Os Estudos estão descritos em resumo abaixo com seus endereços.


Fase III Daclatasvir + Sofosbuvir para o genótipo 3 do HCV crônico

Bristol-Myers Squibb
Recebido : 09 de janeiro de 2014 
Estudo de Fase 3 - Data de início : fevereiro 2014

Preliminar Data de Conclusão : dezembro 2014
Inscrições estimadas : 150
Título oficial: " Avaliação de Fase 3 para Daclatasvir e Sofosbuvir no Tratamento pacientes experientes e virgens de tratamento com genótipo 3 de infecção crônica da hepatite C "

Fase III Daclatasvir + Sofosbuvir em pacientes com cirrose ou pós transplante hepático
Bristol-Myers Squibb
Recebido : 09 de janeiro de 2014

Estudo de Fase 3 | Data de Início: março 2014
Preliminar Data de Conclusão: janeiro 2015
Inscrições estimadas : 110
Título oficial: " Avaliaçà £o de Fase 3 para Daclatasvir e Sofosbuvir nos genótipos de 1 a 6 da hepatite C crônica; pacientes com cirrose que podem exigir o Futuro Transplante Hepático e pacientes pós-transplante de fígado "
Todos os pacientes serão tratados com Daclatasvir e Sofosbuvir durante 12 semanas. Sob certas condições , a duração do tratamento pode ser prolongado para indivíduos com cirrose.

Fase III HIV / HCV Co-Infecção Daclatasvir + Sofosbuvir
Bristol-Myers Squibb 
Recebido : 09 de janeiro de 2014
Estudo de Fase 3 | Data de início : fevereiro 2014

Preliminar Data de Conclusão : dezembro 2014
Inscrições estimadas : 200
Título oficial: " Avaliação de Fase 3 para Daclatasvir e Sofosbuvir ,em virgens de tratamento e experientes, com infecção crônica da hepatite C ( genótipo 1, 2 , 3, 4 , 5 ou 6), co-infectados com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) "

A estratégia da Bristol
Investigadores independentes como Graham Cooke, do Imperial College London expressaram a opinião de que a combinação Sovaldi/ledipasvir provavelmente será vencedora na grande população de genótipo 1, mas os pacientes com Genótipo 3 poderiam ser mais bem servidos com a combinação Sovaldi /daclatasvir.
Em outras palavras, ledipasvir pode ser eficaz em pacientes com genótipo 1, a forma mais comum em todo o mundo , mas pode não funcionar tão bem para aqueles com genótipo 3, que responde por cerca de 25 por cento dos casos na Europa e 45 por cento no Reino Unido, e representa uma minoria considerável nos outros principais mercados do mundo.
Como estratégia a Bristol está buscando a aprovação europeia para Daclatasvir a fim de emparelhá-lo com Sovaldi da Gilead antes do apuramento da combinação da gilead. Se a estratégia funcionar na Europa e a bula aprovada for ampla o suficiente para incluir Daclatasvir com Sovaldi, Bristol vai tentar a mesma estratégia nos EUA.

Daclatasvir tem sido bem estudada agora em mais de 5500 pacientes em uma variedade de regimes todo-oral. A droga tem mostrado potência contra todos os genótipos, um perfil de interacção droga-droga baixo e tem sido bem tolerada em todos os regimes experimentais e tipos de pacientes, sem efeitos colaterais significativos .
A estratégia da Gilead
Gilead está desenvolvendo uma combinação, feita em casa: ela combina o Sovaldi aprovado com o ledipasvir experimental.
A Justificativa da Gilead para ir sozinha é a velocidade e conveniência. Norbert Bischofberger, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Gilead, disse isso em um comunicado à imprensa: "Os resultados do estudos ION demonstram que um curso simples, seguro e curto de terapia com um único regime de comprimido de sofosbuvir /ledipasvir pode o ferecer altas taxas de cura entre os pacientes com genótipo 1, eliminando a necessidade de interferon e ribavirina. Com a disponibilidade desses resultados, Gilead está finalizando sua apresentação regulamentar para sofosbuvir/ledipasvir, com o objetivo de apresentar uma nova candidatura de Drogas no primeiro trimestre de 2014".

Arair Azambuja – Presidente da AMAPHET, filiada ao MBHV