quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sociedade Médica Americana atualiza o consenso de tratamento da hepatite C

É de bater palmas a atuação de uma sociedade médica como a dos Estados Unidos. A American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) juntamente com a Infectious Diseases Society of America (IDSA), a menos de 60 dias após a aprovação do Sofosbuvir e o Simeprevir já publicaram as recomendações de consenso para os médicos saber como tratar a hepatite C com os novos medicamentos, ainda, colocando que assim que novos medicamentos sejam aprovados imediatamente serão realizadas atualizações no consenso. 


É assim que uma sociedade médica deve trabalhar. Em alguns países (não preciso colocar a qual estou me referindo) que há dois anos já utilizam o Boceprevir e o Telaprevir, ainda, as sociedades médicas não se reuniram para escrever o consenso para os médicos ter como guia de tratamento, ficando limitados a bula dos medicamentos ou ao Protocolo do governo. 



Existe muita diferença entre Consenso e Protocolo. Consenso é a melhor forma de tratar conforme as evidencias científicas e Protocolo é aquilo que dentro das limitações financeiras o governo pode oferecer no sistema público. Tanto o Consenso como o Protocolo são validos e necessários devendo conviver juntos. 



Nas recomendações de consenso publicadas é dado um tiro de misericórdia no boceprevir e no telaprevir, decretando a morte de ambos, não sendo recomendada a utilização em nenhum dos esquemas de tratamentos. 



Conheça quais são os diferentes esquemas de tratamento de consenso na nossa página WWW.HEPATO.COM 

Carlos Varaldo