domingo, 16 de fevereiro de 2014

Gileade e os produtores de genéricos indianos estão em negociações para trazer Sovaldi a para a Índia

PT Jyothi Datta
Mumbai, 03 de fevereiro de 2014
Com sede na Califórnia Gilead Sciences Inc está em negociações com um punhado de empresas farmacêuticas locais para trazer o seu tão esperado tratamento para a  Hepatite C com Sovaldi (sofosbuvir) para a Índia.
"Nós vamos dar licença para as empresas indianas, assim haverá produção indiana do nosso produto para hepatite C .Estamos em discussões no momento. Esperamos anunciar as decisões nos próximos dois meses", disse Gregg H Alton, Vice-Presidente Executivo Corporativo e de Assuntos Médicos da Gilead, à Business Line.
A jogada da Gilead vem num momento em que a patente sobre sofosbuvir está sendo contestada no escritório de patentes Kolkata. A oposição foi apresentada no ano passado pelo grupo jurídico norte-americana I-MAK (Iniciativa de Medicamentos, Acesso e Conhecimento.
Sobre o preço da droga, Alton disse que as versões importadas e produzidas no local estariam atreladas a um preço menor do que o padrão atual de tratamento com produtos genéricos existentes, estimado em US $ 2.500 por seis meses.
Gilead propõe atrelar seu produto de marca importada em cerca de US $ 2.000, indicou, acrescentando que as discussões estavam em curso com grupos de pacientes antes que o preço fosse finalizado. "Nós vamos ser mais baratos do que isso (padrões atuais de tratamento), e nós vamos ser mais eficazes, menos tóxicos, mais fácil de usar e sem efeitos colaterais... Nós deixaremos as empresas indianas trazer o preço para baixo - eles devem escolher fazer isso", acrescentou.
Você precisa de três ou mais empresas para competir umas contra as outras para chegar verdadeiramente a um custo baixo, e "por isso, estaremos trabalhando provavelmente com três a cinco empresas diferentes", disse ele. Nos EUA, a droga da Gilead tem um preço de 84 mil dólares por 12 semanas.
O acordo da Gilead prestes a ser selado irá incluir pagamentos de royalties e cobrir cerca de 60 países de renda baixa e média, disse ele, acrescentando detalhes que foram discutidos durante a sua mais recente visita à Índia.
Sem entrar em detalhes sobre o caso de patentes, Alton disse: "Vamos defender as patentes, mas ao mesmo tempo, vamos trabalhar duro para permitir a produção de genéricos na Índia, com várias empresas."
Pelos prazos tradicionais, levaria pelo menos dois anos antes de o produto estar disponível na Índia, disse Alton. Os ensaios clínicos para testar a droga sobre a população local foram aprovados e os esforços são para agilizar este processo, acrescentou. Cerca de 15 locais foram identificados para executar os ensaios de Fase III para o fármaco, envolvendo cerca de 120 pessoas.
Anunciada para estar entre "os maiores avanços na medicina nos últimos 10 anos", Alton disse que a droga foi lançado nos EUA em dezembro passado, e Gilead e seus parceiros estão trabalhando para trazê-la para a Índia em breve.

Arair Azambuja – Presidente da AMAPHET, filiada ao MBHV