segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Novo tratamento para Hepatite C


Telaprevir e Boceprevir estão fora do novo Protocolo em estudo.
Diante do grande número de reações adversas graves e mortes que eles provocavam os tratamentos passaram a ser interrompidos precocemente; ai a resposta viral sustentada (RVS) caiu muito; em alguns locais fala-se em 30% de RVS entre aqueles que iniciaram o uso. O tratamento com telaprevir ou boceprevir custa ao SUS cerca de 56 mil reais, pois foi negociado sob pressão das ações judiciais, colocadas em número alarmante.
As pesquisas dos novos medicamentos não mencionam mortes nem efeitos adversos graves, e sua negociação foi realizada sem pressões por isso, o preço conseguido foi muito bom; com a pretensão de tratar 90 mil pessoas em 2 anos.
Interferon e Ribavirina permanecem no protocolo.
As novas drogas são: sofosbuvir, um análogo nucleotídeo que inibe a polimerase do HCV; simeprevir, um inibidor de protease de segunda geração e daclatasvir, um inibidor da NS5A.
Os tratamentos podem ser realizados em várias combinações das drogas, que dependerão de: genótipo, se virgem de tratamento ou não, com ou sem cirrose (compensada ou não), tolerante ou não ao interferon, situação de pré ou pós transplante, etc. A maioria vai tratar em 12 semanas; alguns em 24 e pessoas em fila de transplante em até 48 semanas.
O Tratamento estará disponível para pessoas com F3 e F4 infectadas com o HCV com qualquer genótipo, assim como pacientes com manifestações extra-hepáticas (Crioglobilinemia, Glomerulonefrite, Poliarterite Nodosa). Pacientes coinfectados com o HIV podem ser tratados de forma análoga aos monoinfectados pelo HCV. Pacientes em etapa de pré ou pós-transplante serão atendidos de forma adequada. Renais crônicos também poderão ser tratados.
De forma geral tanto Sofosbuvir quanto Simeprevir e Daclatasvir são bem tolerados e os eventos adversos mais reportados são comuns e leves tais como, cefaleia, fadiga,rash leve e náusea.
Ainda não foram divulgadas estatísticas sobre RVS em vida real. Mas em uma pesquisa realizada de dezembro de 2013 a agosto de 2014, entre 1965 usuários da seguradora de saúde CVS (USA), 10,2% dos pacientes que tomaram Sofosbuvir + Peginterferon + Ribavirina interromperam o tratamento, em comparação com 4,2% dos pacientes que usaram Sofosbuvir + Simeprevir, e 9% dos que usaram Sofosbuvir + Ribavirina. A média de 8,1% é 4 vezes maior que a encontrada nos estudos para licenciamento do Sofosbuvir. As taxas foram 64% maiores entre pacientes virgens de tratamento.
Nota técnica enviada por: Arair Azambuja - Diretor Técnico do MBHV