sábado, 23 de agosto de 2014

1 - Preocupante: Progressão acelerada dos danos à saúde provocados pela hepatite C - 2 - A boa notícia: A progressão da hepatite C pode ser evitada

1 - Preocupante - Qual é o prognóstico em pessoas com hepatite C com fibrose avançada (F3) ou Cirrose (F4)?

Os pacientes com fibrose avançada (Fibrose F3) ou cirrose (F4) estão sujeitos ao risco de desenvolver complicações da doença, tais como descompensação hepática ou câncer de fígado, podendo em alguns casos tais complicações acontecer em um período relativamente curto de tempo. 

Um estudo incluindo grande numero de pacientes com cirrose por culpa da hepatite C encontrou que o risco de chegar a descompensar a cirrose ou ter sintomas como a icterícia, câncer de fígado, hemorragia no esôfago ou encefalopatia tem uma possibilidade de acontecer em 3,9 infectados em cada grupo de 100 pacientes a cada ano de avanço da infecção.(*1) 

O NIH dos Estados Unidos acompanhou durante 8 anos 220 pacientes infectados com hepatite C, já com cirrose, incluídos no estudo HALT-C encontrando que a possibilidade de morte, descompensação hepática ou câncer de fígado aconteceu em 7,5 infectados de cada grupo de 100 pacientes a cada ano de avanço da infecção.

2 - A boa notícia - O tratamento evita a progressão dos danos a saúde



Afortunadamente numerosos estudos têm demonstrado que a cura da hepatite C resulta em diminuições fantásticas na probabilidade de eventos hepáticos relacionadas ao fígado. 

No estudo HALT-C foi constatado que os infectados que tiveram sucesso com o tratamento (obtendo a cura da hepatite C) conseguiram uma diminuição na necessidade de um transplante de fígado da ordem de 83% em comparação com os pacientes não curados e, a diminuição na possibilidade de mortalidade foi de 85%. A possibilidade de desenvolver câncer de fígado é 81% menor nos pacientes curados. (*3) 

Os benefícios que o tratamento da hepatite C consegue em infectados com avançado dano hepático são inegáveis. Todos aqueles que não apresentam contra-indicações ao tratamento devem receber tratamento. 

Importante ressaltar que pessoas com avançado dano hepático devem ser acompanhadas pelo médico, curem ou não a hepatite C, pelo restante das suas vidas. A cura da hepatite C não elimina totalmente ou imediatamente os danos existentes no fígado, daí a necessidade de acompanhamento e controle médico permanente. A cura evita a progressão no que se refere à ação do vírus C. Não existindo outros problemas que atacam o fígado uma lenta recuperação é observada nos que conseguem a cura. 

Os pacientes com quadro de cirrose descompensada, com episódios de ascite, varizes no esôfago ou encefalopatia devem ser cuidados por médicos de comprovada experiência e se possível em conjunto com um centro de transplante de fígado. 

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
(*1) - Sangiovanni A, Prati GM, Fasani P, et al. The natural history of compensated cirrhosis due to hepatitis C virus: a 17-year cohort study of 214 patients. Hepatology. 2006;43(6):1303-1310
(*2)Di Bisceglie AM, Shiffman ML, Everson GT, et al. Prolonged therapy of advanced chronic hepatitis C with low-dose peginterferon. N Engl J Med. 2008;359(23):2429-2441.)
(*3) -Dienstag JL, Ghany MG, Morgan TR, et al. A prospective study of the rate of progression in compensated, histologically advanced chronic hepatitis C. Hepatology. 2011;54(2):396-405. 

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo