domingo, 13 de dezembro de 2009

O chá verde pode ajudar o fígado?

Foi publicado em World Journal of Gastroenterology um estudo realizado pelo Prof. Hong-Yon Cho da Universidade da Coréia, realizado em ratos, pelo qual comprova (em animais) o efeito hepatoprotetor do chá verde.

Na pesquisa os ratos foram induzidos a produtos que comprovadamente prejudicam o fígado, o inflamando e provocando fibrose ou Colestase. Foram utilizadas substancias como álcool e tetraclorido carbono em todos os ratos para induzir o aparecimento das doenças.

Alguns ratos receberam um extrato de chá verde, outros nada receberam, objetivando comparar os dois grupos.

Os resultados mostraram que a administração do extrato de chá verde conseguiu prevenir o desenvolvimento da fibrose nos ratos expostos aos agentes causadores de danos no fígado. O efeito foi comprovado por biopsias dos fígados e por marcadores para medir a formação de colágeno no fígado.

Os pesquisadores concluem que o chá verde pode proteger as células do fígado ao reduzir o colágeno no fígado, podendo ser uma estratégia segura e efetiva para melhorar a fibrose existente.

MEUS COMENTÁRIOS

Devo alertar que a pesquisa foi feita em ratos e não em seres humanos. Muitas pesquisas realizadas em animais não se confirmam quando realizadas em seres humanos.

O chá verde e utilizado na China há mais de 2.000 anos, o que assegura uma boa confiabilidade quanto a não ocasionar efeitos maléficos à saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, o chá verde em cápsulas pode causar problemas hepáticos, devendo ser totalmente evitado.

É muito fácil preparar o chá-verde, mas há algumas regras para preservar os princípios ativos da erva: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

Preparar o chá-verde com outra erva melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá menos amargo.

Evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, diminuindo o risco de sentir enjoo ou azia.

Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes. Outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Se você está tomando algum medicamento não beba o chá verde sem consultar seu médico. Não exagere bebendo mais de que cinco xícaras ao dia, pois o excesso e contraproducente para o fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Antifibrotic effects of green tea on in vitro and in vivo models of liver fibrosis. - Kim HK, Yang TH, Cho HY. - World J Gastroenterol 2009; 15(41): 5200-5205

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo

O Grupo Amarantes e afiliado a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org