segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Porque é conveniente tratar a hepatite C antes dos 50 anos

A cada dia são apresentados novos estudos que mostram a importância da idade para se conseguir sucesso com o tratamento da hepatite C, questão que coloca serias duvidas sobre se realmente vale a pena aguardar atingir um grau de fibrose F2 para se iniciar o tratamento.

Os pesquisadores de um estudo realizado com 569 pacientes infetados com o genótipo 1 da hepatite C, participantes da fase 2 dos ensaios clínicos com Pegasys e ribavirina ajustada ao peso do paciente, chamados NV15801 e NV15942 analisaram o fator idade dos pacientes para observar as chances de manter a resposta sustentada, conseguindo a cura da doença.

Os dados mostraram que quando os pacientes são separados pela idade de 50 anos, foi encontrado que os abaixo dos 50 anos conseguiram 52% de sucesso com o tratamento, já entre os pacientes acima dos 50 anos a possibilidade de cura era menor, de 39%.

O estudo apresenta varias comparações, mas a que mais chama a atenção e que existe uma diferença significativa na recidiva do vírus entre os pacientes que completaram o tratamento de 48 semanas com o vírus indetectavel. Após o tratamento 25% dos pacientes com menos 50 anos perderam o tratamento com a recidiva do vírus, mas entre os pacientes acima de 50 anos a perda do tratamento atingiu 41% dos pacientes na mesma condição.

Segundo os pesquisadores uma das probabilidades desse elevado índice de recidivas entre os pacientes com mais de 50 anos de idade poderia ser a que entre os pacientes de maior idade foram encontrados menores concentrações de ribavirina no sangue, já que em pacientes mais velhos se observa uma maior anemia, obrigando os médicos em muitos casos a diminuir a dosagem da ribavirina. A menor adesão à dosagem completa de ribavirina confirma ser o principal fator da recidiva do vírus após o final do tratamento

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
KR Reddy, D Messinger, M Popescu, and others. Peginterferon alfa-2a (40kDa) and ribavirin: comparable rates of sustained virological response in sub-sets of older and younger HCV genotype 1 patients. Journal of Viral Hepatitis 16(10): 724-731. October 2009

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo


O Grupo Amarantes e afiliado a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org