terça-feira, 19 de outubro de 2010

Boa notícia na hepatite B! - Entecavir aprovado para tratamento da hepatite B em pacientes descompensados

Ontem, o FDA - Food and Drug Administration, agencia dos Estados Unidos que controla os medicamentos, aprovou o Entecavir para o tratamento da hepatite B em pacientes com função hepática descompensada ou insuficiência hepática.

A aprovação foi referenciada em função do ensaio clinico em fase 3 comprovando que o Entecavir foi mais eficaz que o Adefovir no tratamento de pacientes descompensados, considerados os mais difíceis de tratar.

Após 48 semanas de tratamento, 57% dos pacientes tratados com Entecavir se encontravam com carga viral indetectável, contra 20% dos pacientes tratados com Adefovir.

O ensaio clínico foi realizado empregando a dosagem de um comprimido de Entecavir de 1 mg ao dia.

Aqui faço um parêntesis para meu protesto, alertando sobre o absurdo desperdiço do dinheiro público no Brasil. Os pacientes tratados pelo SUS com recomendação de dosagem de 1 mg devem tomar dois comprimidos ao dia. Inexplicavelmente o ministério da saúde somente compra os frascos com comprimidos de 0,5 mg, sendo que o frasco de 1 mg custa exatamente igual que o frasco de 0,5 mg, ambos os frascos com o mesmo número de comprimidos, assim, os pacientes que recebem a dosagem de 1 mg recebem dois frascos e o governo gasta exatamente o dobro do dinheiro para tratar os pacientes. Isso já foi denunciado, mas como o dinheiro é do povo o programa nacional de hepatites e o ministério da saúde continuam desperdiçando o dinheiro que pagamos com os impostos.

O Press Release completo, divulgado ontem, se encontra em http://www.bms.com/news/press_releases/pages/default.aspx?http://www.businesswire.com/news/bms/20101018006266/en&t=634230203543756986

Claudio Costa
Grupo Amarantes